Top 5 de Lições Que MLP: FiM Ensina Aos Adultos [ARTIGO]

18 abr

Bom dia, everypony!

Primeiramente, peço desculpas pelas atualizações terem sido tão infrequentes aqui. Sei que há a prática de ter, ao menos, um post por dia, mas… não tem sido possível.

O lado bom é que a nossa querida Princesa Celestia Petra está para voltar e aí, com todos os pôneis juntos, conseguiremos voltar ao ritmo normal que todos estamos acostumados com o EquestriaBR.

Desde já agradeço o “amor e tolerância” de vocês 🙂

Ontem deveria ter sido a “Terça-Feira-Dos-Artigos”, mas… bem, fazendo excepcionalmente hoje a “Quarta-Feira-do-Artigo” ( 🙂 ) encontrei esse excelente artigo feito pela blogueira Liz Ohanesian do jornal Los Angeles Weekly. É muito bom para quem já teve que responder àquela pergunta “Mas por que você gosta tanto de um desenho que é (ou deveria ser) para meninas pequenas?” (Quem nunca….?) e precisa de mais argumentos para explicar. Também é curtinho e de fácil leitura.

★  ★  

Por Liz Ohanesian  / Tradução: Gabriel “Neo Nights” Dias
Publicado originalmente no Los Angeles Weekly, 16/04/2012
Matéria Original Aqui 


É fácil esquecer que My Little Pony: Friendship is Magic é um desenho para crianças. Afinal, a maioria que vemos vestidos como Rainbow Dash nas convenções são adultos – conhecidos como Bronies e Pegasisters. Mais, artistas como Luke Chueh, Shojono Tomo e Mark Mothersbaugh estão preparando artworks para o My Little Pony Project próximo mês em Los Angeles.

Mas MLP é, tecnicamente, produzido com foco nos pequeninos e, no sábado a tarde, o Royal/T estava repleto de jovens meninas, e alguns poucos meninos, prontos para atender às núpcias da Princesa Cadance e Shining Armor. O casal real de pôneis está se amarrando num episódio de duas partes que estreará no The Hub sábado próximo. Semana passada pudemos dar uma espiadinha na prévia do episódio.

“A Canterlot Wedding” não é a sua típica extravagância de um casamento na TV. Há intriga, muita ação e, como todos os episódios de MLP: FiM, algumas boas lições. Mas as morais das histórias em MLP: FiM não são necessariamente típicas de desenhos para crianças. Elas são menos sobre comer suas verduras e mais sobre desenvolver habilidades sociais que vão durar o resto de sua vida. Enquanto essas lições são dirigidas às crianças, elas são importantes lembretes para todos.

Dê uma olhada no Top 5 de lições para adultos em My Little Pony: Friendship is Magic logo abaixo.

Lição nº5:  Não Tente Fazer Tudo Você Mesmo.

Episódio: “Applebuck Season” [Episódio 4, primeira temporada]

Applejack é o tipo de pônei que é boa em um monte de coisas, desde lidar com vacas a cozinhar. Ela também está sempre disposta a dar um passo a frente e ajudar um colega. Então, quando seu irmão se machucar durante a época das maçãs, ela se oferece para fazer a colheita totalmente sozinha. Alguns trabalhos são, apenas, grandes demais para uma pessoas, porém. E quando nos recusamos a perceber isso, desastres acontecem.

Lição nº 4: Não Seja Modesto Demais.

Episódio “Boast Busters” [Episódio 6, primeira temporada]

Quando a Grande e Poderosa Trixie chega à cidade, sua “metidice” dá nos nervos de praticamente todos os pôneis que a encontram. Depois de ver as reações que todos tiveram em relação a recém-chegada, Twilight Sparke decide esconder todas as suas próprias habilidades.

Metidos, exibicionistas e sabem-tudo são chatos, mas também existe algo como “modéstia demais”. No mínimo, você corre o risco de ficar na sombra do convencido menos talentoso.

Lição nº3: Não Fique com Medo de Passar Vergonha.

Episódio: Hurricane Fluttershy [Episódio 22, segunda temporada]

Fluttershy, uma pégaso, nunca teve muito talento em voar. Na verdade, os outros pônei tiravam com a cara dela pela sua falta de habilidade e velocidade. Agora, sua amiga Rainbow Dash tenta alistá-la numa missão de pégasos, que ela recusa, primordialmente porque não quer que os outros riam dela.

É difícil encontrar uma pessoa que nunca foi o motivo de uma piada. Por mais difícil que seja esquecer as intimidações, você não pode deixar que isso vire medo. Se deixar, apenas vai deixar que isso o impeça de tentar coisas novas.

Lição nº 2: Não Enlouqueça Por Causa do Futuro.

Episódio: “It’s About Time” [Episódio 20, segunda temporada]

Após receber uma visita dela mesma vinda do futuro, Twilight Sparkle sai numa missão para prevenir o disastre que irá se abater na cidade. O problema é que Twilight Sparkle se preocupa tanto com um potencial acidente menor que ela fica quase inconsciente do que está acontecendo no momento.

Todos nós ficamos incomodados por cronogramas, prazos que não são imediatos e planos para o futuro. Ao nos preocuparmos com eles, estamos deixando passar tudo o que está acontecendo agora?

Lição nº1: Não Leve o Trabalho Tão a Sério a Ponto de Esquecer dos Amigos.

Episódios “Friendship Is Magic, partes 1 e 2” [Episódios 1 e 2, primeira temporada]

Nesse episódio de duas partes que abre a série, conhecemos a protagonista Twilight Sparkle. Ela é uma unicórnio excepcionalmente inteligente e talentosa que sente muito orgulho em ser a pupila número um da Princesa Celestia. Porém, Twilight Sparkle faz pouca coisa além de estudar. Ela não tem uma vida social e parece não querer uma. Isso vira um problema quando Twilight Sparkle encontra uma situação que não pode resolver sozinha.

Amigos são inspiradores. Eles podem nos ajudar a resolver problemas quando a resposta nos foge.

★  ★  

E aí, gostaram?

Com mais esse artigo já é possível notar que a relação da mídia para com o desenho está mudando. Passado o “susto” inicial de que “um-desenho-feito-para-meninas-de-quatro-anos-de-idade” estava atraindo um público totalmente diferente do esperado, agora as pessoas estão tentando entender o porque disso e se convencendo que, de fato, o desenho contém muito mais qualidade e conteúdo do que parece ter.

Como resultado, começamos a ver material muito bacana, como esse artigo. O que é excepcional pois além de ver o preconceito diminuir, somos brindados com esse tipo de material. Que continue nessa tendência 🙂

Fontes: The Round Stable, LA Weekly.
Anúncios

9 Respostas to “Top 5 de Lições Que MLP: FiM Ensina Aos Adultos [ARTIGO]”

  1. azirieldrake 18 de abril de 2012 às 11:13 AM #

    uma das coisa mais curto da serie e as boas lições fundamento, que ensina pessoas ser mais felizes, por causa da simplicidade e pureza, isso torna serie pônei uma das mais maiores e reconhecidas pelo mundo todo, e serie com estilo especial explora de forma divertida sem ter nenhum tipo de malicia, por isso estão dominando o mundo e ganhando mais fans a cada dia : b

    • Gabriel Dias 18 de abril de 2012 às 2:46 PM #

      Você tocou num ponto que eu acho fundamental na série (e perdeu-se um tanto na 2a temporada…): a falta de malícia.

      Convenhamos, os desenhos geralmente dividem-se em duas categorias:
      a) Os excessivamente infantis, que de tanta pureza ficam bobocas e sem conteúdo algum;
      b) Os “descolados”, que é quando tentam fazer várias piadinhas ‘escondidas’ e que muitas vezes não agradam as crianças (que não entendem as piadas) e os adultos que não acham a piada tão boa assim.

      Com MLP eu sinto aquela inocência, mas de modo bem inteligente. Meio quando você ‘provoca’ uma criança pequena e ela te dá uma resposta ‘na lata’ (não confundir com má educação!) que te deixa impressionado.

      Na 2a temporada meio que já quiseram dar essa cara de “descolex” pro desenho e… sei lá… isso pode ser assunto pras próximas semanas aqui no EqBR quando terminar a temporada xD

      • Mmalusd 19 de abril de 2012 às 9:16 AM #

        Tenho medo de my little pony virar um simpsons da vida ‘-‘

      • Gabriel Dias 19 de abril de 2012 às 9:49 AM #

        Altamente improvável, para não dizer impossível. O foco é completamente outro.

  2. Kevin 18 de abril de 2012 às 2:53 PM #

    Gostei bastante do artigo. Só o que doeu foi o DISASTRE escrito com I na tradução >_<

    • Gabriel Dias 18 de abril de 2012 às 3:07 PM #

      OUCH! Passou batido na minha revisão.
      Malsaê! o/

      Vou “corregir” :p

      Em minha defesa (indefensável): na hora da tradução, em palavras similares, pode-se acabar confundindo a grafia. No caso “disasters” ficou “disastres”.

  3. Acromax 20 de abril de 2012 às 9:16 PM #

    As lições no desenho são incríveis e são mostradas de forma que todos possam entender e sem insultar a inteligência.
    Só aquela da Fluttershy dando bronca no dragão foi épica. “Você não é um dragão mau, você só fez uma má escolha”.
    Sério, isso é um nível de psicologia mais avançado do que parece!

  4. Sophia 9 de maio de 2012 às 10:52 AM #

    MLP me ajudou muito no dever de casa de religião. Isso por que era sobre amizade, e eu acho que basiei metade do dever em My Little pony. Só tive que dar uma mudada nos nomes.

  5. Sophia 19 de maio de 2012 às 11:14 PM #

    Querida princesa Celestia,
    Ultimamente eu aprendi muito sobre a magia da amizade.
    Antes, eu era como Twilight Sparkle, não queria amigos. Mas depois eu aprendi muito.
    1) Meus amigos estão acima dos meus sonhos e oportunidades, não importa se isso me atrapalhe a realiza-lós.(A Amizade é Mágica parte 2 e O Arco-Íris Sônico)
    2) Só por que gosta de algo não significa que você seja assim. Eu gosto de moda mais não significa que eu seja uma Rarity da vida. (Leia e chore)
    3) As vezes, querer satisfazer seus amigos pode acabar te prejudicando. Nem sempre isso dá certo.(Temporada de coice na macieira e Verde não lhe caí bem)
    4) Devemos aceitar as coisas quando vem de alguém que as entende melhor e não acha que sua opinião é melhor. Isso pode magoar seus amigos e ainda te deixar rídicula.(A arte da Costura)
    5) As vezes é melhor acreditar em seus amigos do que em alguém que mal conhece. A coisa que mais engana as pessoas hoje em dia são um rostinho bonito, um sorriso e olhinhos lindos e brilhantes.(A Canterlot Wendding)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: