Friendship is Magic, a Magia do Sucesso [ARTIGO]

11 abr

Nos dois últimos anos desde o nascimento do fenômeno do fandom brony, a real dimensão de sua existência ainda não consegue ser determinada, todos os dias novas músicas, desenhos, fan-fics são criadas, isso categoriza uma qualidade do fandom brony em minha opinião, de sempre conseguir se reciclar, de sempre conseguir criar algo novo a partir dos 22 minutos semanais que é a duração do novo episódio da segunda temporada que vai ao ar no canal HUB.

O trabalho de Lauren Faust de longe conseguiu reciclar um desenho que por décadas foi estereotipado com qualidades gráficas ruins e abordagem pública muito simples em algo muito maior que ele mesmo, o que de início era para ser algo parcialmente direcionado para as crianças do sexo feminino e para os pais (próprias palavras da autora) acabou tomando rumos mais do que interessantes, vários homens, adultos, heterossexuais são fãs do desenho o que na visão de um leigo pode ser algo estranho, isso quem acompanha o fandom brony não pode ser nenhuma novidade.


Na minha opinião além da qualidade gráfica do desenho, dos seus personagens cativantes, suas músicas e todos os outros aspectos o que mais determinou o sucesso de Friendship is Magic foram 2 fatores aos quais eu acho crucialmente importantes, o primeiro, a Internet e sua facilidade de compartilhamento rápido de arquivos, e segundo, a própria Curiosidade Humana.

Vou detalhar mais esses dois aspectos, o primeiro há muito para se falar dele, Internet, hoje em dia a Internet faz parte da nossa vida mais do que pensamos, todo dia nos conectamos pelo menos três vezes na internet em diferentes ocasiões, seja por um computador fixo , por um notebook ou pelos Smartphones, com o compartilhamento de informações cada vez mais rápido pela internet é fácil encontrar por ai imagens relativas ao desenho em si ou Crossovers (cruzar 2 temas) do desenho com diferentes temas aos quais quem usa bastante a internet sabe, como: Jogos, Filmes e Música.

O outro ponto está diretamente ligado ao anterior, pode perguntar para qualquer brony como ele conheceu o desenho, grande parte deles vai citar que viu alguma imagem relativa ao desenho em algum fórum, ou dentro de algum jogo como é o famoso caso do jogo Team Fortress 2 onde grande parte do jogo é customizável então sempre aparecem imagens de Pôneis na parede com a opção “Pichar”, ou, os próprios personagens do jogo onde seus moldes em 3D foram substituídos por moldes 3D das personagens do desenho. Isso aguça a curiosidade de quem vê e movido a isso procura mais informações sobre aquela determinada imagem, nessa procura ele acaba achando os episódios ou qualquer outro material relacionado (que como eu disse acima é muito extenso) e ele acaba gostando do desenho e assim se tornando um Brony, com isso o ciclo se repete, com essa determinada pessoa colocando imagens relativas ao desenho em fóruns, redes sociais, jogos e fazendo cada vez mais pessoas conhecerem, procurarem e consequentemente talvez gostarem do desenho.

Agora sim você leitor entendeu o porque que eu escrevi que o fandom brony é ciclo ativo, todo dia se renovando, todo dia trazendo novos “membros” para sua legião, mas, uma pergunta que sempre incomoda quem é fã do desenho é, “Até quando ?”.


Bem, esse é um assunto delicado, quem acompanha seriados sabe que seriados que demoram demais para acabar se tornam chatos ou forçados demais, e ninguém gostaria que MLP: FiM se tornasse algo chato, o que além de ser um ponto válido eu discordo porque eu vejo em MLP: FiM a mesma qualidade que fez de Os Simpsons o seriado com maior número de temporadas, que ele não precisa ter necessariamente uma ordem cronológica, ou seja, um episódio não depende de um anterior, cada episódio é independente, com sua própria história, basta só manter a essência que o tornou um fenômeno, eu acredito plenamente que se MLP: FiM conseguir manter a essência atual mesmo com as constantes mudanças na equipe é capaz de chegar a ter pelo menos umas 6 temporadas.

Retornando ao assunto, eu acredito que, hoje, a Hasbro não tem planos de encerrar o desenho, pelo contrário, ela tem planos de expandi-lo mais devido alguns fatos decorrentes no ano passado, o lançamento de uma nova linha completa de brinquedos inteiramente baseada na sua temporada de maior sucesso com o tema Royal Wedding que consequentemente será o tema do encerramento da segunda temporada de My Little Pony: Friendship is Magic que está tendo investimentos pesados da empresa, o que se supõe que finalmente agora depois de tantas reclamações de fãs os brinquedos serão coerentes com o desenho que passa semanalmente na televisão, e para mostrar que o Fandom Brony mais pelo menos ter a sua “seita religiosa” semanal mantida uma 3ª Temporada foi confirmada para começar a ir ao ar em meados de Setembro de 2012.


Com uma nova linha de brinquedos pronta para sair baseadas em um desenho com um tema que será o encerramento de uma temporada que consagrou um fenômeno em 2011 e uma terceira temporada que promete ser melhor ainda não vejo motivos para o Fandom Brony começar a se preocupar, Friendship is Magic está em seu auge, relaxe e aproveite.

9 Respostas to “Friendship is Magic, a Magia do Sucesso [ARTIGO]”

  1. Caroline 11 de abril de 2012 às 7:31 PM #

    Achei muito legal o tópico… me fez lembrar como eu conheci a série… eu tinha conhecido através dos “memes” Guile theme fits with everything… com o trecho do SonicRainboom depois a guerra de travesseiros com Guile theme. Admito que quando eu assisti esses videos fiquei com medo de ser um desses desenhos novos que eu não tenho muita afinidade… eu assistia sem legendas mas eu me apeguei aos personagens… com o tempo fui começando a entender e daí gostar do programa, faz relativamente pouco tempo que comecei a reparar que sou uma “brony/pegasis”(qual seria o certo?)…
    ^^

    • Gabriel Dias 11 de abril de 2012 às 7:40 PM #

      É meio que o caminho de quase todos os bronies atuais. De repente somos “bombardeados” por pôneis até que cedemos e assistimos a um, dois, três episódios e quando percebemos, já vimos tudo e queremos mais.
      Daí o “estrago” tá feito xD

      Quanto ao termo, ele é controverso. As mais feministas fazem questão do “Pegasis”. Tem quem ache que “brony” é/pode/deveria ser unissex.

      Eu, particularmente, ainda preferiria “Bronette” (mas esse nunca pegou).

  2. Ross 12 de abril de 2012 às 12:40 PM #

    Por exatamente isso MLP: FiM ganhou o prêmio de “Melhor Viral de 2011”, o que eu acho justo, hoje em dia você não dá 6 cliques no Youtube sem achar algo Pony Related.

  3. p4154165 12 de abril de 2012 às 9:50 PM #

    Não sei, eu conehcia havia século, um dia eu me deparei com um video do Skyrim com o episódio Dragonshy e vi a cena épica da Fluttershy com um dragão, acho que isso chamou a minha atenção para o fato de que não era só um desenho genérico que varias pessoas gostavam, era um desenho genérico que eu poderia gostar. Sei lá, não fes sentido no paragrafo acima, é mais algo que eu sinto do que eu possa descrever, como My Little Dashie

  4. Argentino Crespo 13 de abril de 2012 às 4:18 AM #

    Belo artigo ^^

  5. Argentino Crespo 13 de abril de 2012 às 4:23 AM #

    Lembro que cheguei a conhecer o desenho MLP através de alguns maus boatos sobre a dublagem brasileira(o que meio me revoltou,pois sou um grande fã da dublagem brasileiras). Vi quase todos episódios dublados e tais. Mas só comecei a gostar mesmo quando comecei assistir episódios o legendado.

    • Gabriel Dias 13 de abril de 2012 às 1:09 PM #

      Eu também sou fã e defensor da dublagem brasileira. Mas não dá para negar que em MLP ficou bem fraco. Por isso que dói mais, porque sabemos que temos dubladores capazes de fazer algo infinitamente melhor.

  6. Argentino Crespo 13 de abril de 2012 às 4:30 AM #

    AH! sim…
    Algo que me chamou muito atenção foi exatamente a personagem Derpy Hooves,pois gostei do fato dela der sido uma personagem de fundo e mais tarde,passo a ter extrema importância no desenho(fazendo dela uma personagem tão importante quanto as protagonistas do desenho).
    E Até mesmo agradeço ao Equestria Br,pois o primeiro artigo que me interessei e que li foi da Derpy Hooves(o que me fez pesquisar o desenho mais fundo e hoje ser um Brony^^)

  7. Jade 17 de abril de 2012 às 6:45 PM #

    Uau!
    A terceira temporada só vai chegar entre setembro e agosto!
    Qu pena.Sou uma super fã de MLP e vou ficar esperando meses de ansiosidade para essa temporada que com certeza vai ser um show!!!
    Se é difícil esperar o Royal Wedding, imagina como vai ser difícil esperar a temporada 3.
    Bem, o único jeito é esperar.Tenho que ser uma pegasis(ou seria pegasisters)paciênte.

Deixe um comentário

