1º de Abril no EquestriaBR: Não Acredite em Tudo Que Lê!

2 abr

Depois do post do Gabriel (maldito, mal posso ver seus movimentos), já ficou bem claro que nós do EquestriaBR aproveitamos o 1º de Abril, o mundialmente famoso Dia da Mentira, pra publicar umas pegadinhas com nossos leitores.

Vi que nos comentários muitos já ficaram desconfiados por causa da data, mas outros acreditaram nas notícias. Mas não fiquem bravos com a gente, please 😉 Já é padrão nos blogs e sites de entretenimento fazer esse tipo de brincadeira nessa data, não importa de que lugar do globo você esteja escrevendo, como mostrou o post do Gabriel.

“Mas e as paradas dos pôneis japoneses? Tinha fotos! Eu vi fotos!”

Bem, isso é pra mostrar que postar fotos, simplesmente, não prova coisa nenhuma 😄

Toda a história da parceria entre a empresa Takara Tomy e a Hasbro e sua parceria na produção de uma linha de My Little Pony mais ao gosto japonês é verdade… Mas isso foi em 1985!

POR ISSO o logotipo das embalagens é o mesmo da Geração 1. =p

Saca só o comercial da época:

Essa linha não deu muito certo no Japão e desde então esses brinquedos viraram item de coleção.

DEIXANDO CLARO: Não se produz nada de MLP no Japão há mais de 20 anos e não há nenhum sinal de que eles estejam planejando fazer brinquedos ou animes deles.

Tudo o que tive que fazer foi pegar algumas fotos desses pôneis velhuscos que lembrassem os personagens de MLP: FiM por coincidência e  inseri-los no post. (Aliás, a ideia veio justamente porque achei as pôneis parecidas com Pinkie, Twi, Fluttershy e Derpy =p)

(Aliás, gente… ninguém percebeu que aquele “logotipo da Hasbro” que mostrei não é mais aquele há anos?

Em qualquer brinquedo atual da Hasbro, o logotipo é esse:)


Atual logotipo da Hasbro
versus o antigo, acima.

No mais, reparem que em nenhuma foto EU apareço do lado de algum dos brinquedos pra conferir a autenticidade. Aquelas mãos segurando os pôneis podem ser de qualquer um… e são =p

Os pseudo “blind bags” da foto ao lado foram feitos a mão no estilo desses pôneis japoneses pelo DeviantArtista brony PoniesOfDoom.

Já o citado Ion Tallman é realmente um designer amador de toy art que na internet  assina como Grenade Supreme,  que faz as comissions (encomendas) de pôneis no estilo Takara que usei pra ilustrar a “edição limitada” no post.

Nunca houve pesquisa nenhuma sobre MLP: FiM entre os japoneses (por quê um jornal como o Asahi Shimbum faria uma enquete dessas entre garotinhas  de três anos? XD)  Esse recorte aí do lado é só de um artigo  que algum jornal japonês publicou a respeito dos bronies no Ocidente. Só. =)

Tem outras sutilezas no post que já deixaria em alerta alguém mais atento: a afirmação de que eu estava no Japão “EXCLUSIVAMENTE” pra tirar a limpo essa história (acreditam mesmo que eu atravessaria o mundo só pra isso?) e  “ter uma pesquisa esclareceu o assunto” — mas não posto sequer UMA fonte no final do texto. Eu SEMPRE posto links pras minhas fontes no final de TODOS os meus textos.

Quanto trabalho só por uma brincadeira, né? Mas como só quis demonstrar na prática como nem tudo que lemos por aí, principalmente na internet, é confiável — como aliás foi o tema do próprio episódio mais recente de MLP: FiM, “Ponyville Confidential”.

Tem muita gente que  copia rouba conteúdo de blog alheio sem nem pensar no que está fazendo. Basta um mentir pra que os outros mintam / exagerem / criem boatos por efeito em cadeia.

Pra evitar cair nessas, seja como leitor ou blogueiro, SEMPRE CHEQUE AS INFORMAÇÕES DE TUDO QUE LÊ. Não confie em uma só fonte. Pesquise. O Google está aí pra isso!

E se depois de tudo isso vocês talvez tenham ficado realmente interessados em como os japoneses encaram MLP: FiM (dessa vez, de verdade e semp pegadinhas) 😉, aguardem um artigo traduzido do site Everfree Radio sobre o fandom brony japonês, que será publicado amanhã aqui no EquestriaBR. 🙂

Fontes: MLP Arena /PoniesofDoom Deviantart / Grenade Supreme Blog 
15 Respostas to “1º de Abril no EquestriaBR: Não Acredite em Tudo Que Lê!”

  1. azirieldrake 2 de abril de 2012 às 5:10 PM #

    de boa, ate achei divertido as pegadinhas, ficaram bem elaboradas e bem realistas, sua pegadinha cara petra foi bem realista e acabei acreditando se tratava versao made im japa desevolvida pela hasbro oriental, ficou bem detalhado, porque so agora comecei a conhecer o fandon bronie, sua pegadinha foi melhor, muita coisa sobre os antigos projetos de mlp nao conhecia.

    mas do gabri, uma coisa chamou atençao, que hasbro tava muito boazinha, na hora li e fez revisao, achei duas coisas estranhas,quando mecionou russia, lembrei de gelada! foi ai vi algo errado, quando fui ver horas do visor do celular, ai me toquei, do dia mentira, mas devo adimitir, quase cai na pegadinha do gabri, quem dera se essa nota hasbro russa fosse real xD!

    • Gabriel Dias 2 de abril de 2012 às 6:23 PM #

      Citei a Rússia por três motivos: 1) Eu gosto de lá (e sempre me refiro como ‘Mãe Rússia’) 2) Precisava de um país que passasse MLP de verdade 3) Precisava de um país cujo alfabeto (cirílico) tornasse mais difícil a pessoa querer procurar alguma notícia extra 🙂
      Mas deixei uma “dica” com o sobrenome da minha suposta amiga: Smirnoffova. E o nome, Lieda, tirei de “lied” que quer dizer GELO [Ice]. Pronto 😀

      • Rainbow Dude 2 de abril de 2012 às 10:17 PM #

        OU!
        Uma nova opção: Lied, como em “I LIED! TROLOLOLOLO”
        XDDD

      • Gabriel Dias 2 de abril de 2012 às 10:20 PM #

        Hehehehe! Por coincidência, se parecem xD Mas juro que foi de “gelo” em russo mesmo! Tecnicamente, se você colocar no Google Translator, aparece “led”, mas o “e” em russo tem som de “ie” 🙂
        EquestriaBR também é cultura…. russa! n.n/

  2. matheusdinero 2 de abril de 2012 às 5:18 PM #

    Puts, acreditei mesmo nos dois posts, mas como era 1º de abril duvidei um pouco… Mas fiquei tão empolgado com o (falso) conteúdo diferente que ia ter na terceira temporada, kkkkkkk, pegaram a gente direitinho!

  3. Mmalusd 2 de abril de 2012 às 7:34 PM #

    Eu realmente só me toquei q era primeiro de abril quando eu estava conversando com minha amiga no face, mais ou menos as 6 da tarde. Se vcs soubessem quantas dessas trolladas eu cai ontem… Só desconfiei mesmo foi dos zumbis do outro blog

    Eu so muito tonta mesmo 😄

    • Gabriel Dias 2 de abril de 2012 às 7:57 PM #

      Isso porque no outro blog, tava escrito bem no cantinho, que era piada de 1o de abril :p

  4. Rainbow Dude 2 de abril de 2012 às 8:19 PM #

    Vou parafrasear, porque eu adoro fazer isso
    Kel: Cadê?! Cadê a máquina de Refrigerante de Laranja?!
    Roger: Kel, não temos máquina de Refrigerante de Laranja.
    Sheryl: Só dissemos isso pra fazer você vir falar com o Kenan.
    Kel: *gasp* ALGUÉM JÁ TE DISSE O QUANTO VOCÊS SÃO CRUÉIS?!

    Brincadeira, I’m not even mad. Mas eu caí direitinho. Eu tava tão… Interessado no brinquedo da Derpy. Até que eu me toquei que podia ser pegadinha, mas o Japão tem tanta coisa… diferente que sei lá 😄
    E claro, eventualmente eu me lembrei que a Hasbro já tem seu canal oficial no YouTube. “mylittlepony”, vejam só 😄 Eles só postam clipes de cerca de um minuto e comerciais. Ah, e algumas músicas, mas às vezes derpam (Postaram uma versão beta da abertura do desenho (que eu curti :3) e deixaram o “Face Your Fears” a capella)

    • Gabriel Dias 2 de abril de 2012 às 8:26 PM #

      A Hasbro já tem? Sabe eu tive o cuidado de procurar por “Hasbro” no YT para ver se eles já não tinham um canal oficial e eu dava com a língua nos dentes. Como não achei…. fui na fé /o/ Não sabia que eles já tinham um específico só para divulgar MLP. Eu sei que colocam os episódios no site deles.
      Tudo bem. Ano que vem tem mais. Já até pensei num outro post….. ho ho ho >:D

  5. Lorena 2 de abril de 2012 às 10:00 PM #

    KKKK!Não acredito q caí nessa!!!!!!

  6. Rainbow Dude 2 de abril de 2012 às 10:41 PM #

    Se bem que eu tinha estranhado:
    >O suposto estilo do Japão é completamente diferente
    >Os supostos Saquinhos Surpresa são iguais aos ocidentais

  7. Lover Rainbow Dash 3 de abril de 2012 às 12:15 PM #

    cai feio uma pata LOL bem convencente kk

  8. Gabo 4 de abril de 2012 às 4:42 PM #

    Sinceramente, eu não gostei da forma como o post foi feito… geralmente as brincadeiras de 1° de abril são um tanto absurdas, de forma que ou se nota que é mentira lendo a própria notícia, ou vendo depois nos comentários. Como foi uma notícia convincente, não dava pra saber o que era verdade e o que era mentira, e eu achei isso confuso…
    Ok, foi tudo explicado depois, mas e quem não acessa o blog com frequência? Pode ter gente acreditando até agora… eu concordo que informações polêmicas devem ter a veracidade confirmada, mas não era o caso, e é normal que simples leitores curiosos não pesquisem ou chequem a fonte de tudo o que lêem.
    Não estou bravo com vocês, é só uma crítica construtiva ok? E também seria injusto no meu primeiro comentário aqui só meter o pau, então deixo meus parabéns pelo ótimo trabalho de vocês e por todas as notícias e matérias verdadeiras ^^

    • Gabriel Dias 4 de abril de 2012 às 5:00 PM #

      Xará, vou te mandar pra Lua agora >)
      Brincadeira 🙂

      A graça do 1º de Abril é essa mesma. É fazer notícias que pareçam verdadeiras, mas jogando algumas dicas (às vezes sutis, às vezes bem escancaradas) pra ver quem pega. Tem gente que não gosta. Durante o domingo li em alguns lugares (não relacionados a MLP) gente que criticava duramente quem fazia isso, que era desrespeito e tal. Acho que pessoal tem que relaxar um pouco mais com isso ^^/

      Não sei da Petra, mas eu mesmo quase me embananei durante o 1o de abril com algumas coisas. Eu tinha acreditado que a 2a temporada de MLP ia começar em breve na Itália. Mas achei que era mentira a notícia (verídica!) de que o Netflix dos EUA tá com MLP no catálogo deles.

      No final das contas, ninguém fica salvo, e é tudo uma grande brincadeira. Ano que vem tem mais 🙂

      Agreço(emos) os elogios também!

    • Petra 5 de abril de 2012 às 1:02 AM #

      Bem, Gabo, faço das palavras do Gabriel as minhas, e faço um adendo: quem disse que no 1º de abril os sites SEMPRE noticiam as brincadeiras de forma a parecerem absurdas?

      Uma vez, a revista Wizard americana (que SEMPRE publicava pegadinhas no 1º de abril) noticiou uma suposta “graphic novel dos SUPERGÊMEOS” — com uma ilustração fodástica feita pelo ALEX ROSS pra revista. Tudo uma pegadinha bem elaborada, claro. Muita gente da imprensa especializada acreditou — a própria revista brasileira Herói, na época, reproduziu a notícia como verdadeira e teve que fazer euma errata depois.

      Faz parte. É 1º DE ABRIL, isso diz rudo. Desconfie de TUDO que for publicado nesse dia! Pessoalmente, fazer uma notícia obviamente falsa não tem graça. A piada é justamente deixar o leitor com a pulga atrás da orelha e ansioso pra confirmar se é verdade 😉

      E sobre isso de ser “normal” não consultar fontes — eu quis usar o 1º de abril JUSTAMENTE pra mostrar como é oreciso desenvolver esse hábito! Muitos outros blogs por aí, de pôneis ou não, vivem publicando boatos 365 dias por ano… e nem se dão ao trabalho de “desconfirmar” a notícia no blog quando se prova falsa. São PÉSSIMOS blogs, mas MUITA gente acredita neles. E como fica? É com ELES que a gente tem que ficar bravo e por causa DELES é preciso checar informações.

      Quis fazer uma pegadinha “didática”, pra MOSTRAR E ENSINAR como mesmo um post com fotos e sem fontes pode ser enganador. Espero que a maioria dos leitores tenha achado proveitoso.

      Abraço e obrigada também pelos elogios!

Deixe um comentário

