As Raízes da Família Apple [ARTIGO]

30 jan

(Faz tempo que não posto nenhum artigo por aqui, né? Já era hora!)

Nesta 2ª Temporada de MLP: FiM os fãs de Applejack e sua família não tem motivos para reclamar: a família Apple tem ganhado mais destaque do que nunca. Não só AJ e Apple Bloom, como Granny Smith e Big Macintosh tem aparecido muito mais, e mais tem se sabido sobre a história dos fazendeiros mais trabalhadores de Ponyville.

Mas uma coisa não dita a respeito da Apple Family, e não tão óbvia para os não fluentes em inglês, é que todos os membros da família tem seus nomes e visuais inspirados em tipos e derivados de maçãs.

Você sabe de onde vem as palavras “Applejack”, “Big Macintosh”, “Granny Smith”, “Braeburn”? Então continue lendo e descubra.

Applejack 

AJ é a diligente pônei à frente da família Apple, e a única (além de Spike) a manter o mesmo nome desde a G1. Aliás, um dos nomes mais interessantes da série — enquanto o “Apple” sugere doçura e feminilidade, a parte “Jack” demonstra seu lado mais “tomboy”.

Mas o que nem todos sabem é que “Applejack” é uma forte bebida de cor alaranjada, produzida a partir de maçãs, muito popular no período colonial americano.

A Applejack era feita da concentração de cidra dura destilada. O termo “applejack” deriva de “jacking”, usado para o tipo de destilação por congelamento usada na produção da sidra — as modernas bebidas Applejack, porém, não são mais feitas de acordo com esse processo tradicional, sendo hoje produzidas industrialmente.

Maçãs e applejack têm sido historicamente fáceis de produzir em pequenas quantidades. A sidra de maçã foi uma bebida importante nos anos colonial e início dos Estados Unidos, particularmente em áreas sem acesso a água potável, embora muitas vezes considerada insuficientemente palatável e volumosa para armazenar. O suco fermentado possuía teor alcoólico inferior a 10%, mas a bebida concentrada com sabor e aroma de maçã continha de 30% a 40% de álcool.

No entanto, por causa do seu processo antiquado de produção, em meados do século XIX, a applejack foi gradualmente perdendo a popularidade para outras bebidas e licores, desaparecendo no início do século XX. O episódio 2 x 15, The Super Speedy Cider Squeezy 6000, é claramente uma menção a esse fato, mostrando como uma bebida feita pelo processo tradicional é “ameaçada” pela chegada dos processos mais modernos de produção.

Big Macintosh

A primeira coisa em que se pensa quando se ouve o nome do garrano de poucas palavras da família Apple são os computadores iMac. Mas tanto os PCs de Steve Jobs quanto o pônei mais famoso de Ponyville tem a origem do seu nome em algo muito mais antigo e tradicional.

A maçã McIntosh foi descoberta em 1796, em Ontário, Canadá, pelo fazendeiro John McIntosh, que cuidou de macieiras descobertas por acaso até obter a primeira maçã do tipo — que combinada com seu sobrenome, foi chamada de “McIntosh Red”. Hoje, é um dos tipos de maçã mais populares nos EUA e em todo o mundo.

Caracteriza-se justamente pela sua cor fortemente vermelha com alguns tons de verde e seu enorme tamanho — exatamente como o único representante masculino da família Apple.

Lauren Faust conta que originalmente a ideia era que Big Mac se chamasse simplesmente “Big Apple”, mas por alguma razão legal, o nome acabou sendo não aprovado. Ela conta também que o rancho Sweet Apple Acres (Rancho Maçã Doce) originalmente se chamaria Big Apple Orchard (Pomar do Big Apple) já que ele teria herdado a fazendo como filho mais velho, enquanto AJ apenas a admnistraria. Mas a autora conta que no final das contas, gosta muito mais de como tudo terminou — com todos os Apples cuidando da fazenda por igual, como uma família.

Apple Bloom

Apple Bloom na realidade nada mais é que “macieira em flor” — o nome da mais jovem membro da família Apple é uma alusão tanto a sua beleza natural quanto ao fato de ainda não ter se desenvolvido totalmente (já que ela ainda é “flor”, e não fruto, como os outros membros da família. Seu esforço para desenvolver logo sua própria Cutie Mark representa esse fato.)

As flores de macieira, que desabrocham na primavera, são muito importantes no cultivo das maçãs, pois são as responsáveis pela sua polinização. As flores de
macieira são aromáticas, de coloração geralmente brancas ou róseas. São muito usadas no paisagismo, pela beleza da sua floração, e já serviram de inspiração para artistas como o pintor modernista Piet Mondrian (que em 1912 criou um dos seus mais conceituados quadros, “A Macieira em Flor”). 

A Macieira em Flor, de Piet Mondrian

Granny Smith

Granny Smith quer dizer, literalmente, “Vovó Smith”. Mas porquê então o nome da pônei mais velha da cidade não seria “Granny Apple”, como seria mais condizente? Ora, porque Granny Smith também é um tipo de maçã!

A maçã foi nomeada por causa de Maria Ann Smith, que cultivou as mudas dessa planta na Austrália, em 1868. A árvore foi pensada para ser um híbrido de Malus sylvestris, a maçã selvagem europeia, com a maçã doméstica. A fruta verde clara tem a casca dura, mas seu recheio é bem macio — assim como a própria vovó da família Apple, que pode ser tão amorosa quanto rígida de acordo com a ocasião.

Este tipo de maçã é usado frequentemente no preparo de tortas — de onde, sem dúvida, veio a inspiração para a Cutie Mark da velha e respeitável senhora que está em Ponyville desde sua fundação.


A verdadeira Granny, Maria Ann Smith

Braeburn

Não podemos nos esquecer do primo distante dos Apples, Braeburn, ilustre cidadão de Aaaaaaaapleloosa!

A Braeburn é um tipo de maçã de porte médio, descoberta em 1952, na Nova Zelândia. O nome surgiu por causa do Braeburn Orchard (Pomar Braeburn), onde seu cultivo comercial se iniciou.

Firme ao toque, essa maçã é mesclada de laranja, vermelho e amarelo, e conhecida por seu forte sabor, que é uma combinação única de doze e azedo — bem condizente com o empolgado parente cowpony, capaz de ir da alegria extrema para a tristeza em um piscar de olhos.


OUTROS PARENTES

Uma das principais características da família Apple é a enorme quantidade de membros. Applejack tem tantos parentes quanto pomares — o que é perfeitamente condizente com o nome de sua família, já que a maçã é uma das frutas com a maior variedade de cultivares da História.

Logo no primeiro episódio, AJ apresenta alguns de seus parentes mais distantes a Twilight. E obviamente, todos os membros citados por AJ também tem seus nomes inspirados em derivados da maçã!

APPLE FRITERAnéis fritos de maçã

APPLE BUMPKIN – Conhecidas aqui no Brasil como Maçã do Amor. É a maçã no palito, passada na calda de açúcar. 

RED GALAUm dos tipos mais populares de maçã, com sabor ameno e doce. 

RED DELICIOUSOutro tipo popular de maçã, mais dura e vermelha.

GOLDEN DELICIOUS  — Maçã amarela, muito grande e doce. Geralmente usada em saladas e “apple sauce” (molho de maçã). 

CARAMEL APPLEMaçãs Carameladas (maçãs passadas no caramelo, e não no açúcar, como as maçãs do amor). 

APFELSTRUDELFolhado de Maçã, sobremesa tradicional austríca.  O personagem faz uma pequena “reaparição” no episódio 2 x 12, “Family Appreciation Day”.

APPLECAKE — Literalmente, bolo de maçã.

APPLEPUDDING — Pudim de maçã (nem sabia que isso existia….)

APPLE PIE — Torta de Maçã, uma das mais tradicionais sobremesas americanas.

APPLE CRISPSobremesa feita de maçãs cozidas cobertas com cascas de maçã torradinhas. Conhecida como apple crumble no Reino Unido, é um prato relativamente moderno. 

(E depois dessa, não tem como não querer reassistir os episódios de AJ comendo maçãs… MUITAS maçãs!)


(Artigo por Petra L.)
Fontes: Wikipedia / Augusto Mota Multiply / Portal São Francisco / Lauren Faust Deviantart /
Anúncios

17 Respostas to “As Raízes da Família Apple [ARTIGO]”

  1. Acromax 30 de janeiro de 2012 às 2:41 PM #

    Esse artigo me deu fome… xD

  2. victoria 30 de janeiro de 2012 às 3:35 PM #

    Isso me lembrou uma ponei q fiz no no Custom Pony http://derpyhoovesnews.com/games.php q se chama Apple Gala,o nome inspirado e o mesmo q do RED GALA, referencia a maça do tipo gala, ela é laranja e sua crina é loira (ñ é coloração de AJ) e ñ sei muito bem qual é sua cutie mark, pq tem uma cela q cobre seu flanco. e GOLDEN DELICIOUS acho q tambem é uma refecencia a ponei do G3 http://www.strawberryreef.com/Topics/Characters/goldendelicious.html , será q vai ter um ponei baseado no criador da Apple? Steve Jobs (apples,apples, so much apples !)

    • Sorveto (@GuSorveto) 30 de janeiro de 2012 às 4:50 PM #

      Não fazia idéia… O.o
      btw, quando penso no nome Bic Macintosh eu lembro do sanduiche. ><

  3. Guilherme Leocádio (@GuiLeocadio) 30 de janeiro de 2012 às 5:58 PM #

    Muito interessante esse artigo, não são só os trocadilhos relacionados à maçã mas há uma grande história por trás! bem legal ^^

  4. @alvarofritas 30 de janeiro de 2012 às 9:06 PM #

    Curti bastante o artigo, Petra! Mesmo não sendo Applefag, foi muito legal ver essas explicações maneiras!

    • Petra 30 de janeiro de 2012 às 10:58 PM #

      Valeu, alvaro! Que bom que curtiu! =D

      Veja se deixa mais comentários, ô! ^_~

      • @alvarofritas 31 de janeiro de 2012 às 12:04 PM #

        Eu leio a maioria dos meus blogs via Google Reader, aí eu fico tímido / preguiçoso de entrar pra comentar rs

      • Petra 31 de janeiro de 2012 às 12:25 PM #

        Aaaaahhhh…. seu sem graça! =p

  5. eduarda 30 de janeiro de 2012 às 9:45 PM #

    gostei muito desse artigo e interessante e cheio de curiosidades nota 10 pra esse artigo

  6. azirieldrake 31 de janeiro de 2012 às 1:14 AM #

    boa matéria, nem sabia o segredo escondido da família apple, poxa cada nome de estilo, rsrs muito legal petra, nem imaginava nomes dos personagens mlp da família apple tinha tanta coisa a dizer,adorei as curiosidades!

  7. Rainbow Dude 31 de janeiro de 2012 às 8:44 AM #

    Esse artigo está excel =D
    Sobre os demais membros da família, você não listou: Apple Tart, Baked Apple, Apple Brioche e Apple Cinnamon Crisp. E eu nunca ouvi falar dos que você listou depois do Apple Strudel *Ponyshrug*. Ah! E a Applejack fala que tem uma tia chamada “Apple Brown Betty” no Episódio 3. E creio que “Apple Fritter” e “Apple Strudel” são nomes compostos, mas você juntou.

    • Petra 31 de janeiro de 2012 às 11:24 AM #

      Oi, RD, obrigada!

      Eu listei todos os nomes de parentes que aparecem no 1º episódio =p Não tinha como reassistir todos e ver quais a AJ cita ao longo da série. Portanto, a lista é dos parentes citados quando AJ apresenta a família a Twilight =)

      Quanto ao Apple Friter, você está certo, é separado. Mas Apfelstrudel é tudo junto, porque é um nome austríaco. No episódio 2 x 13 chamam o parente de “Apple Strudel”, aí é escrito separado, mas no episódio 1, ele é chamado pela nomenclatura original, “Apfelstrudel”, que é tudo junto. Na dúvida, só clicar nos links de cada nome 😉

      • Rainbow Dude 1 de fevereiro de 2012 às 11:08 PM #

        Mas é aqui é que está! Eu nunca ouvi a applejack dizer “Applecake, Applepudding, Apple Pie & Apple Crisp” (Bom, talvez o seu “Apple Crisp” seja abreviação de “Apple Cinnamon Crisp”?)
        A fala da Applejack no episódio 1 é exatamente esta:
        “This here’s Apple Fritter, Apple Bumpkin, Red Gala, Red Delicious, Golden Delicious, Caramel Apple, Apple Strudel, Apple Tart, Baked Apple, Apple Brioche, Apple Cinnamon Crisp… [gasp] Big Macintosh, Apple Bloom, aaaand Granny Smith.”
        No episódio 3, ela diz “I got apple pie, apple fritters, apple tarts, apple dumplings, apple crisps, apple crumbles, and apple brown betty. Uh, the dessert, not my auntie.” (Apenas “Apple Brown Betty” está confirmada como membro da família, neste caso)

  8. Tatiana 31 de janeiro de 2012 às 5:36 PM #

    eu acho o Braeburn tão fofo

  9. Vassalo da Celestia 1 de fevereiro de 2012 às 7:18 PM #

    Que interessante obter conhecimento sobre essa família que eu tanto gosto de maneira tão prática, obrigado por escrever esse artigo ^^.
    Interessante que aconteceu uma coincidência agradável, estava comentando com um amigo meu sobre a bebida Applejack (lembrei por causa de MLP, mas sempre tive curiosidade à respeito) , ele que adora colecionar bebidas diferentes para a estante e ocasiões especiais, quando procurávamos a bebida que despertou seu interesse eis que aparece seu artigo com uma boa descrição e a foto da bebida (e a foto com a pose preferida da encantadora Applejack).
    A propósito, esta prestes à encomendar uma, esta por volta de US$15,00.

  10. Sophia 4 de março de 2012 às 8:47 PM #

    Eu quem o diga em ” reassistir os episodios da AJ comendo maçãs”. Eu sou uma “apple lover”. Qualquer coisa feita com maçãs me deixam louca.

Trackbacks/Pingbacks

  1. MLP: FiM e seus inFiMdáveis trocadilhos! « - 20 de março de 2012

    […] Que, também por coincidência, tem o apelido de “Big Apple”, ou seja, “Grande Maçã”. Nesse post vocês podem ver que inicialmente o Big Macintosh seria chamado de Big […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: