“Coisa de Menina” — Esquete Sobre Pôneis

29 jan

Um grupinho de anônimos montou essa genial esquete a respeito sobre “coisas de menina” e “coisas de menino” — e como MLP: FiM aos poucos está sendo pouco a pouco associado a “coisa de garoto” pelo fãs, enquanto o mundo ainda não vê dessa forma.

É preciso ser fluente em inglês para compreender o vídeo, mas a dicção dos “atores” é excelente e dá pra compreender bem, se você é iniciado nessa língua =)

Curti muito porque apesar de ser “óbvio”, não são muitos que se aventuram a falar CLARAMENTE da questão de gêneros no fandom. Mais que isso, muitos garotos — apesar de pregarem “amor e tolerância” — se comportam em relação aos pôneis exatamente como sempre se comportaram em relação às “coisas de garoto”, usando isso de forma a criar um “clube do Bolinha onde menina não entra.” Só que alguns bronies fazem isso com…. pôneis.

Infelizmente, a própria mídia alimenta isso — quando se fala de bronies, geralmente os jornais e revistas não se propõe a falar sobre o que torna o desenho tão bom, mas focam-se exclusivamente nos fãs homens de MLP e na “polêmica” de “homens que curtem coisas de mulher”.  Não há presença da opinião (positiva ou negativa) de mulheres sobre caras entrando em um fandom que sempre foi caracteristicamente  feminino (enquanto matérias sobre “garotas que jogam game”, por exemplo, muitas vezes inclui a visão masculina sobre o fato.)

O próprio termo brony é caracteristicamente masculino. Enquanto outros fandoms usam termos neutros pra se referir a seus fãs, como losties, excers ou trekkers, brony vem de “bro” = mano, cara, em inglês. Embora muitas meninas usem o termo, eu mesma  prefiro pegasister. Afinal de contas, não sou um “bro”, e nem vou fingir que sou pra parecer melhor ou me incluir em  um grupo.

(Adoro o fato de ter garotos e homens adultos curtindo MLP: FiM — o único fator negativo nisso é que a mídia trata o fato como se, enquanto o desenho fosse só “coisa de mulher”, não fosse digno de atenção — mas agora que tem meninos gostando, ganha status de “coisa boa de verdade” ¬¬ )

Mas longe de ser um ataque, o vídeo é só um lembrete de que tudo isso não faz sentido, e que antes de tudo, somos fãs independente de sexo e idade, e é isso que deveria contar no fandom de MLP: FiM, e não “meninos que gostam de coisas de menina” ou “adultos(as) que gostam de coisas de criança”. 

Você não pode evitar que outras pessoas ou a mídia lhe dêem nomes, mas pode evitar que um comportamento “estereotipado” venha com o rótulo que lhe dão. Pense nisso 😉

Fonte: Equestria Daily
Anúncios

8 Respostas to ““Coisa de Menina” — Esquete Sobre Pôneis”

  1. Sorveto (@GuSorveto) 29 de janeiro de 2012 às 1:22 PM #

    Agora estão dizendo que mlp é coisa de macho para não perder a masculininade, é isso?

  2. azirieldrake 29 de janeiro de 2012 às 1:50 PM #

    muita gente ainda acha essa serie e desenvolvida somente pra garotas, mas muitas pessoas lembra das antigas versões, não vou mentir petra, tem muitos ai gosta de atacar os bronies que curte a serie so por puro preconceito, muitos continua com ofensivas, mas muitos comentam isso como vc mesmo falou pela mídia, coloca e controla mente de todos, muitos falam desenho e coisa de garota e blá blá, muitos dizem isso porque nem se quer viu um episodio pra comentar, mas muitos depois ver a nova versão mlp, essa e grande sucesso muitos mudarão de ideia, não vou mentir, antes de conhecer a serie eu achava serie era pra garotas, e meninos que vir se a serie, achava estava ate ficando maluco..
    mas depois hasbro fez verdadeira reestruturação no desenho, isso caiu por terra, mudando aquele antigo pensamento e visual feminino,mesmo mantendo como era antes, agora mlp fim, estas sendo serie cartoon com estilo de anime, sendo umas melhores serie animadas de todos os tempos, e a cada dia me surpreso com a serie, sem contar e das mais divertidas, e também uma das mais inteligentes de todos os tempos!
    agora vem o curioso, ja consegui mostrar serie pra pessoas tinha preconceito contra o desenho, a grande surpresa, muitos ate custaram acreditar em ver que era versão mlp, muitos ate achou era outro desenho, o bom,a esses amigos tinha preconceito contra a serie mlp fim, agora são bronies que mal espera o próximo episodio, ate muitos copiaram os episódios completos da 1 temporada, e da 2 ate este episodio atual, uma coisa e verdade, depois meus amigos conheceram a serie, agora pensam muito diferente sobre mlp fim!

  3. azirieldrake 29 de janeiro de 2012 às 1:59 PM #

    a parodia do vídeo ficou bem lol, e muito curioso no final da serie,ate ri um pouco, mas ficou bem humorado e criativo! rsrs

  4. Andrômeda Aino 29 de janeiro de 2012 às 4:35 PM #

    Milenium Falcon and Star Wars action figures!!! \o/

  5. victoria 29 de janeiro de 2012 às 6:05 PM #

    “coisas de meninos e “coisas de meninas” ñ existem em minha opinião, só falamos isso pq estamos vendo mais “fulano” praticando/vendo (seja qual for o verbo :P) tal coisa do q “beutrano”, exemplo: meninos jogando mais futebol do q menina, isso é considerado coisa d menino.Vi o video, meu ingles ñ é muito bom principalmente de pronúncia, mas deu pra compreender um pouco do q falou, o “Love & Tolerate” vai ser sempre usando, pq alguns precisam aprender q ñ deve chingar,ser grosso de coisa do tipo “jugar o livro pela capa”, o q mais doi do q picada de cobra, o q mais doi do q levar um soco, o q mais doi do q um tiro, o q mais doi do q qualquer outra coisa do mundo é fazer alguem parar de curti por causa de comentários malfeitosos, achando q está pertendo tempo por isso, ñ percebe q está partindo o coração dele(a)? ñ percebe q isso é preconceito? *derp* o q ñ percebem e aquilo q fazemem alguem, fazeram o mesmo só q em dobro. Pra mim, ser Brony ou Pegasister (whatever 😡 ), e só um pessoa comum que…ama ponéis, se tiver um ou mais “sem-noção XD” falando mal d nois, apenas ignorar, ignorar é (quase depedendo do caso, algumas vezes precisamos reagir) melhor opção, ninguem vai tirar nosso amor pq com amor ñ se brinca, ñ importa se vc é garoto ou garota, o q importa são os ponéis, VIVA OS BRONIES !!!!! *woo-hoo*

  6. Carine Belau 29 de janeiro de 2012 às 10:37 PM #

    Esse post fiz questão de compartilhar no meu face. Esse post me faz pensar em dois pontos de partida o primeiro, a sociedade machista em que vivemos e, o segundo, a afirmação da Lauren de que o MLP é criado apenas para meninas. O desenho faz bastante sucesso entre os meninos e meninos adolescentes que tem medo de expressar o seu gosto. Meu irmão ele tem 15 anos vai fazer 16 e é fã do MLP, é um “Brony”. A criadora dos personagens “renovados” como feminista pensou em fazer algo especialmente para as meninas, só que assim como ela exige direitos iguais para as mulheres ela deveria ter pensando um pouco nos meninos também. Mas o que vem a complicar é a exclusão feita pela maioria dos jovens em relação a meninos que gostam do desenho, e até algumas meninas por serem “velhas demais para essa coisas”. Contudo devemos lembrar que diversão e aprendizado não tem nem sexo nem idade, e é justamente isso o que a Lauren busca fazer certo? Personagens que ajudem a afastar aqueles que as assistem de um padrão imposto. O interessante é o video que foi produzido e que foi citado no post acima, coisas de meninos e meninas não devem existir é o mesmo que obrigar um menino a usar só a cor azul e uma menina a usar só rosa. Espero que muitos venham a perceber o erro de fazer julgamentos e separação em relação as coisas. Pois é, medo é meu nome do meio. kkkk

    • eduarda 29 de janeiro de 2012 às 11:32 PM #

      essa e a pura da verdade clarine o meu irmao tmb assiste so que ele e pequeno entao naum tem problema
      esse assunto e muito serio se seu irmao nunca visito esse site mostra pra ele pois todos os bronys sao bem vindos aki

  7. eduarda 29 de janeiro de 2012 às 11:06 PM #

    antes eu achava que MPL:FIM era coisa pra bebe mais quando eu vim nesse site e vi um episodio perssebi que nao e nao e adoreia serie no inicio tbm achava que essa coisa de homens aldultos assistirem a serie era bocossice mas hoje ja entendo tudo
    o meu maninho ele assiste e sempre que passa ele me vai me chamar correndo. agora eu entendo vcs e essas coisas de bronies. garoto ou garota, adulto ou criansa. todos podem brincar

    E VIVA OS BRONEIS!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: