EqBR Sendo Alvo de Plágio?

6 jan

Quem diria?

Descobrimos recentemente um blog chamado EPIC PLACE, que reproduzia integralmente parágrafos, imagens e legendas feitos do artigo “Amor e Tolerância”, escrito originalmente por mim para o Equestria BR. 

Apesar da postagem citar o EqBR como um blog para assistir episódios, em nenhum momento citava qual era a real fonte daquelas palavras .

Obviamente qualquer um pode citar palavras e trechos de livros, blogs e outras fontes — desde que cite de onde tirou, o que não aconteceu. A coisa fica mais constrangedora quando a pessoa usa, sem aspas, trechos que refletem opiniões pessoais (no caso, as minhas).

Exatamente as mesmas palavras, imagens e legendas que
escrevi no artigo originalAmor e Tolerância

Partindo do princípio que foi apenas um engano ou ingenuidade da autora do blog, deixei um comentário agradecendo muito por nos citar (ainda que tenha estranhado um pouco isso vindo de alguém que se afirma professora — profissionais da área sabem que fontes devem ser citadas, não importa se estão em um livro, na sala de aula ou na internet).  Apenas deixei o link para o nosso artigo original de onde ela tirara as frases que constava em seu post, pedindo para que citasse a fonte, para evitar mal-entendidos.

Pois qual nossa surpresa quando hoje vi que o comentário que deixei havia sido removido.

Gostaria de pensar de forma diferente, mas se não foi por má fé, porque remover o comentário que continha o link de onde ela havia retirado as frases para sua postagem?

A maior ironia foi isso ter ocorrido com um texto que fala justamente sobre amor e tolerância…. sobre respeitar e ser respeitado. Como se pode copiar palavras que não se compreende? 

Tentei diálogo com gentileza, seguindo o lema do Amor e Tolerância. Ainda seguindo o lema, só peço o que é justo: créditos (“Fonte: Equestria BR” ou “Trechos retirados do artigo “Amor e Tolerância do blog EqBR” com o link)  ou o post apagado.

Agradecemos a indicação para a visitação do Equestria BR, mas não precisamos de recomendações de seguidores se vierem junto com movimentos de plágio. Pois é o que esse tipo de movimento caracteriza:

“O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra pictóricafotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.” 

Wikipedia

“Isso é coisa pequena”, talvez alguns digam. “Por quê se preocupar com isso?” Porque, simplesmente, como profissional da área de redação (sou roteirista e trabalho / já trabalhei para diversas editoras — atualmente, faço roteiros para a Turma da Mônica Jovem da Mauricio de Sousa Produções, além da Ação Magazine da editora Lancaster), acho lamentável como o trabalho de escrita é desvalorizado e visto como algo que se pode roubar a qualquer momento.

E ainda que eu viva do que escrevo, não quer dizer que outras pessoas que não são profissionais da área possam ter seus escritos reproduzidos por aí sem os devidos créditos. Propriedade intelectual existe, e qualquer um que cria algo merece ser creditado por quem reproduz seu trabalho integralmente ou em partes.

Vale frisar ainda que não é por que algo está na internet que não possui autor.

E a todos que mantém blogs e sites, lembrem-se: não há problema algum em citar conteúdo de sites e blogs alheios, desde que se cite a fonte. Dar créditos é apenas o justo — e não dói, garanto.

ATUALIZAÇÃO (9/01/2012)A autora do blog deixou um comentário alegando que “as ideias não pareciam ser de ninguém em especial” (posts se escrevem sozinhos? Bem…) mas que diante da situação, iria apagar o post. 

Anúncios

18 Respostas to “EqBR Sendo Alvo de Plágio?”

  1. arthur025 6 de janeiro de 2012 às 7:03 PM #

    que vergonha =/

  2. azirieldrake 6 de janeiro de 2012 às 7:05 PM #

    muitos sites, ate mesmo blogs, alguns possui tipo de sistema de drm, não sei se aqui possui este suporte, mas e possível implantar tipo proteção em flash, que impede que pessoas, possa copiar conteúdo de determinado site ou blog, fica ate imposivel de salvar textos ou imagens, verifique se o provedor do site possui este tipo de proteção, isso evita incidentes como o decorrido, tente verificar recursos do provedor deste site.

  3. azirieldrake 6 de janeiro de 2012 às 7:05 PM #

    fica ai dica, petra, rsrs

    • Petra 6 de janeiro de 2012 às 7:36 PM #

      Valeu pela dica, preciso só descobrir COMO FAZ ISSO 😄

  4. John Smith 6 de janeiro de 2012 às 7:05 PM #

    FILHOS DA PUTA
    TEMOS Q QUEIMÁ-LOS NUMA FOGUEIRA!!! -nnn

    bando de scumbags copiadores ):

    • Petra 6 de janeiro de 2012 às 7:38 PM #

      Queimá-los não. Só queria uma resposta, um delete ou um edit naquele post.

      Fiquei muito chateada de ver que um comentário gentil, com vários agradecimentos e abraços e etc, foi deletado assim sem mais nem menos. Se isso não é má-fé, gostaria que a autora o blog explicasse a razão, ou não tem como pensar o pior dela =(

  5. Raichuh 6 de janeiro de 2012 às 7:11 PM #

    Vai passar vergonha pra eles. ahusahuashusahusahuashu

    • Petra 6 de janeiro de 2012 às 7:37 PM #

      E seria o mínimo =/

  6. Yuski 6 de janeiro de 2012 às 7:46 PM #

    Colocar a fonte não dói, por que fazem isso. Se a pessoa gostou da postagem e queria repassar em seu blog, poderia dizer ao menos “Confiram a postagem que foi postada originalmente no Equestria BR pela Petra” como exemplo.

    É incrivel que até hoje roubo de conteudo de sites aconteça…

    • Petra 6 de janeiro de 2012 às 7:51 PM #

      Pois é, ela até indicou o blog, mas como site pra assistir os episódios. Em nenhum momento cita nomes nem fala que os trechos, fotos e imagens que ela posta lá são de artigo meu. Eu achava que era só ingenuidade, mas ao deletar meu comentário que continha o link pra postagem original, a autora perdeu toda a fé que eu podia ter nela =(

  7. Grivous 7 de janeiro de 2012 às 8:46 AM #

    Ficar denunciando para o Blogspot ou tentar burlar as muralhas de códigos de proteção para deletar o conteúdo do blog não são as melhores e deveriam ser as últimas maneiras de lidar com a situação.
    O jeito correto é tentar ter contato com o dono do blog através de diálogo, com twitter, facebook, e-mail ou mesmo messenger(MSN).
    Ela deve ter explicações por não colocar os créditos do EquestriaBR como fonte(e o post foi postado como “Postado por Bruna Aquino”, sendo que o post NÃO é dela).
    Tente ao máximo conversar com ela, sobre o post, Petra.
    Se ela se recusar a ter um diálogo, então é aí que temos que comunicar com o blogspot sobre o ocorrido.

    Grivous.

    • Petra 7 de janeiro de 2012 às 9:43 AM #

      Bem, como eu disse… eu deixei um comentário bem simpático (outras pessoas leram e estão de prova), deixando elogios e abraços, e apenas deixando o link para o artigo original e pedindo para que fosse linkado, para que “não houvesse mal entendidos” (não a acusei de nada, acreditei que havia sido ingenuidade mesmo). Ainda assim, o comentário foi voluntariamente excluído algumas horas depois.

      Pra mim esse foi um sinal de que contatos gentis seriam ignorados. Posso até tentar novamente pra ver o que acontece, mas acho complicado ter que ficar correndo atrás de alguém quando ela já deu um “ignore” claro como esse.

      E eu não quero deletar o conteúdo do blog dela! o_o Só queria os créditos e o link pro artigo original no post dela, ou esse post específico apagado.

  8. Rainbow Dude 9 de janeiro de 2012 às 5:54 PM #

    Essa ignorância foi certamente vergonhosa e decepcionante, mas aparentemente o post já foi deletado. (“Desculpe, a página que você está procurando no blog epic place não existe.”)
    Até tentei procurar pelo google, mas deu na mesma.
    Então… acha que ela se arrependeu?

    • Petra 9 de janeiro de 2012 às 5:57 PM #

      Ela acabou de postar aqui dizendo que “as ideias não pareciam ser de ninguém em especial” (como se o post tivesse se escrito sozinho e não fosse assinado), e que ia apagar o post.

      E mesmo assim não me respondeu porque apagou o comentário amigável (de verdade) que tinha deixado no blog dela AVISANDO onde ela estava errando de forma gentil e propondo uma solução simples e de boa pra todos.

      • Rainbow Dude 9 de janeiro de 2012 às 10:06 PM #

        Bem… talvez ela tenha se envergonhado, então resolveu apagar seu comentário pra ninguém saber do lance do plágio. Depois apagou o post para evitar mais complicações.
        Bem… Ela poderia ter citado a fonte… Ou será que ela não queria arriscar que acabassem se interessando pelo EquestriaBR e deixassem o blog dela pra lá, em vez de procurar “mais coisas interessantes assim” por lá e não aqui, que é a verdadeira fonte?
        Enfim, ela errou nisso.

  9. suzan 27 de março de 2012 às 5:47 PM #

    O Eq. Br é um blog muito bom sobre mlp, é até que normal eles tirarem “copy” do blog, mas realmente,
    É PRECISO QUEIMAR NA FOGUEIRA QUEM FAZ ISSO!
    e com a cara de pau de usar as MESMAS palavras!
    é bom que tenham excluido o blog mesmo! hunf!
    (lol, me zanguei agora kk)

  10. Princess Mi Amore Cadenza 30 de junho de 2012 às 9:18 AM #

    Que picareta,hein?Vai roba lá na china,idiota!

  11. Princess Mi Amore Cadenza 30 de junho de 2012 às 9:20 AM #

    suzan,se tem razão-caras de pau-copiam,as mesmas coisas,dexam do mesmo jeito,e ainda n tem vergonha na cara de apagar o sentimento escrito da petra?são picaretas idiotas pra vale

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: