Site Questiona Mensagem de Intimidação ao PonyArchive

16 dez

Ao receber uma  intimação via email de fechamento de site  (Um “Cease and Desist”, ou seja, cessar e desistir) o PonyArchive já anunciou que não pretende ceder voluntariamente.

Ainda assim tem pônei gente surtando por causa da suposta ameaça. Como uma das principais fontes de download de episódios da internet, o medo é que este seja apenas o começo para uma “varredura” de episódios online e  de uma caça às bruxas, onde pode sobrar para todo e qualquer site que fale de MLP: FiM.

A respeito disso, vale a pena reproduzir a análise que o site DerpyHoovesNews postou, e que tomo a liberdade de resumir aqui: 

“(…)O Equestria Daily tomou a carta como legítima logo de cara, mas (…) alguém perguntou qual era a fonte, e (…) responderam que é anônima, de alguém que não pode ter seu nome mencionado (LORDE VOLDEMORT #táparei)

(…) Questionamos a legitimidade dessa ordem de C&D pelas informações que aparecem na carta, e principalmente em como foi escrita (…) É preciso ver a cópia reproduzida por inteiro no BronyNews pra entender (…)

– A primeira coisa (…) é o pedido de remoção de uma imagem de Pinkie Pie. Compreensível, já que podemos chamar o site mais ou menos de “pirata” e a Hasbro não gostaria de ser associada de nenhuma forma a ele  (e legalmente, elespodem pedir para remover essa imagem). Mas simplesmente não faz sentido se darem ao trabalho de mencionar isso na carta. E quanto Fluttershy? Ela está lá também. A Hasbro não gosta dela?

– A carta em si não lembra a maioria das cartas de Cease & Desist que você vê por aí.  Use o  Google Images, você encontrará um monte, já que elas são bem populares na internet.

– O aviso foi enviado via e-mail, e não através de uma carta oficial e assinada de Cease & Desist.  Mas isso pode ser apenas o 1º passo, intimidação legal.  O próximo seria mandar a carta oficial.

– Todo aquele monte de jargões legais no final da carta (não reproduzimos essa parte no nosso post anterior, mas você pode visualizar na imagem retirada do site BronyNews e no detalhe ao lado). Embora tudo aquilo possa ser apenas uma nota de rodapé ouassinatura anexada em todos os emails que enviam.”

O Derpy News termina comentando:

“Obviamente nada pode ser dito até que algo oficial apareça.  Os fatos é que realmente o PonyArchive está quebrando a lei ao distribuir esses episódios. A Hasbro está preparando DVDs e não seria justo para com eles se as pessoas apenas fizessem os downloads de episódios E (…) o PonyArchive está ripando os episódios do iTunes (…)

Essas operações para retirar episódios do Youtube nunca foram confirmadas pela Hasbro, e sempre foram assumidamente trolls.  Se  fizer uma pesquisa rápida, vai ver que esses “take downs” por copyright no YouTube são bem comuns, e até companhias oficiais de games com trailers de games oficiais em sua página oficial no youtube já foram derrubados por “infração de copyright”.

Então o lance é que ninguém sabe exatamente o que rolou, além de que o PonyArchive recebeu um email, e seja lá quem mandou, recebeu um dedo do meio” (=p)

Pelo que dizem a base deles não é mesmo nos EUA, e pelo menos Ruvil (um dos admnistradores do site) parece ser sueco (…) O fato é que não estarem sediados nos EUA pode ter seu papel nessa carta,  já que a carta foi baseada na lei de copyrights americanas,  mas há diversas leis internationais também.

Uma pesquisa aponta que sua base não parece ser nos EUA, embora isso ainda precise ser mais aprofundado. Se seu servidor for em solo americano, pode haver consequências, não importa onde o “dono” está.”

Você pode ver o post por inteiro no original em inglês no site DerpyHoovesNews.

Fonte: DerpyHoovesNews

Anúncios

3 Respostas to “Site Questiona Mensagem de Intimidação ao PonyArchive”

  1. arthur025 16 de dezembro de 2011 às 10:10 PM #

    valeu Petraaaaa S2

  2. Feral (@Feralblade) 17 de dezembro de 2011 às 12:36 AM #

    Um dos administradores do Ponyarchive mencionou depois que uma fonte deles, lá dentro (e que eles disseram que não podiam informar quem), meio que confirmava que era legit. Mas de lá pra cá, a repercussão disso vem sendo nula; nenhum outro portal Brony vem dizendo nada, e não houve nenhuma alteração.

    …Aliás, houve apenas duas: eles acabaram de adquirir o domínio “ponyarchive.eu”, para o caso de eles realmente terem que desativar (ou “alguém desativar por eles”) o ponyarchive.org. Eles colocaram isso numa discreta linha na home deles.

    “We just got ponyarchive.eu so just in case our .org domain would get shut down, please go to .eu instead.”

    E eles também modificaram a frase “If you have any copyright claims, please contact us.”, que ficava na home deles, para o deboche “If you have any copyright claims – please do not contact us.”

    A coisa toda parece estar esfriando… mas vamos esperar pelas próximas semanas.

Trackbacks/Pingbacks

  1. PonyArchive Se Revolta « - 20 de dezembro de 2011

    […] ainda se encontra mal contada (pelo menos, para o público). Como o site DerpyHoovesNews disse nessa matéria que traduzimos, até então não havia nenhuma evidência clara de que o email de ameaça tenha efetivamente […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: