PonyArchive Recebe Intimação de Fechamento

15 dez

Ainda ontem, a equipe do Pony Archive escreveu ao Equestria Daily para tornar público o fato de que haveria recebido um email da Hasbro com uma intimação de “Cease & Desist” (cessar e desistir), ou seja, exigindo o cancelamento do site.

A proposta inicial do site sempre foi hospedar downloads completos dos episódios — os mesmo que a Hasbro lança um dia mais tarde em sua página do iTunes. (Ou seja, qual o sentido…?)

A carta incluía uma exigência pedido para tirar tudo do ar, mas (como o Equestria Daily reiterou), aparentemente o alvo desse pedido são os torrents  e links de multi-upload.

Essa é uma má notícia para todos aqueles que moram foram dos EUA e não tem como adquirir o pacote The Hub, onde MLP: FiM vai ao ar originalmente — o Pony Archive é a fonte de muitos espectadores e também tradutores que usam o site para fazer download dos episódios e fazer legendas para sua língua.

Em última instância, a página oficial da Hasbro no iTunes é a opção de download dos episódios caso o pior aconteça — mas o Pony Archive já avisou que NÃO PRETENDE TIRAR O SITE DO AR.

Segue abaixo a troca de emails entre o Pony Archive e a Hasbro, conforme foi publicado pelo site BronyNews (Eles exigem até mesmo a remoção da imagem de Pinkie Pie, Santa Celestia O_o”)

Email da Hasbro:

info@ponyarchive.org
Re: Violação de Direitos Autorais MY LITTLE PONY ® e Hasbro Inc. Marcas

Caro Ponyarchive.org:

Somos o Conselho da Hasbro, Inc. (“Hasbro”), proprietário dos direitos autorais e marcas de My Little Pony ® linha de pôneis de brinquedos, desenhos animados, mercadorias, e afins, incluindo MY LITTLE PONY: FRIENDSHIP IS MAGIC ® , série animada de televisão. Recentemente, ficamos ciente de seu website e arquivo criado em http://ponyarchive.org/seasons/s1.php e http://ponyarchive.org/seasons/s2.php, que faz com que inúmeros episódios de MY LITTLE PONY: FRIENDSHIP IS MAGIC ®mostrem-se disponíveis em diversas maneiras,incluindo download direto, links para vídeos do YouTube não listados, BitTorrent sites e links para tvrage.com.

Estamos certos de que esteja ciente que cada episódio da série de televisão MY LITTLE PONY:FRIENDSHIP IS MAGIC ® é de propriedade da Hasbro. Sua cópia não autorizada de exibição e distribuição desses episódios, portanto, constitui violação de direitos autorais em violação de 17 U.S.C. § 501.

Portanto, exigimos que remova imediatamente as páginas de arquivo e informações de seu site, bem como os downloads diretos e não listados de vídeos do YouTube.com, e cesse e desista de qualquer uso adicional de MY LITTLE PONY:FRIENDSHIP IS MAGIC ®, incluindo a imagem de PINKIE PIE™ pônei em seu site, e forneça-nos uma garantia por escrito de que no futuro irá se abster de qualquer utilização não autorizada de propriedade de MY LITTLE PONY:FRIENDSHIP IS MAGIC ®

Favor confirmar dentro de dez dias o acordo e o cumprimento dos termos acima. (…)

Atenciosamente,

[CENSURADO]
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição:
[CENSURADO]
[CENSURADO]
________________________________
[CENSURADO]
[CENSURADO]
[CENSURADO]
[CENSURADO]

Resposta do Pony Archive:

Assunto: Re: Violação de Direitos Autorais MY LITTLE PONY ® e Hasbro Inc Marcas
Date: Wed, 14 dez 2011 22:47:32 0100

De:[CENSURADO]

Olá

Agradecemos a sua preocupação. Uma vez que estamos apenas espalhando magia e amizade, sentimos que estamos protegidos pela própria Princesa Celestia.

No mais, nossa base não fica nos EUA –  portanto, a lei americana não se aplica a nós.

Por favor, fique à vontade para fazer o download dos episódios em nosso site, a fim de aprender mais sobre aceitação, amizade, e felicidade também.

(Não sei se os advogados riram ou ficaram ofendidos com essa =p)

Assim que tivermos mais informações a respeito do caso, informaremos aqui.

Fonte: Forum Sonic Rainboom / Brony News
Agradecimentos a FeralBlade pelos links

Anúncios

9 Respostas to “PonyArchive Recebe Intimação de Fechamento”

  1. Yuski 15 de dezembro de 2011 às 1:43 PM #

    Bem tenso isso. o_o

    Entendo pelos episódios por que pode ser que a Hasbro esteja planejando lançar DVDs e/ou Blurays da série o que atrapalharia as vendas – na teoria, por que muita gente compraria mesmo após ter assistido a todos os episódios e nisto estou incluso. =P

    E quem respondeu esse e-mail? Princesa Trollestia? XD Espero que isso acabe não causando problemas maiores.

  2. Denis José 15 de dezembro de 2011 às 2:42 PM #

    Vai entender o que os americanos fazem.

    Pois mais cedo ou mais tarde infelizmente iriam fazer isso, mas não ache que chegue a prejudicar todos, pois estou concordando com a opinião do Yuski.

    Certamente devem estar planejando fazer DVDs e Blurays do desenho, mas por causa disso devem estar atraplahando eles, nas vendas possíveis.

    De toda a forma acho um absurdo isso que eles estão fazendo, ainda mais pra aqueles que moram nos EUA, e não tiveram como colocar TV por assinatura com o HUB, de toda a forma, isso era de se esperar.

    Espero que isso não traz problemas ao nosso país um dia. Além do mais até que se importam com os bronys, pois seus produtos seja bonecos, ou jogos, são de muito sucesso, mas vamos torcer pra que esse problema seja resolvido.

    Que é notícia triste pros americanos sem TV por assinatura é.

  3. Feral (@Feralblade) 15 de dezembro de 2011 às 3:02 PM #

    Petra, tem um detalhezinho sobre a questão da forma de distribuição da série: é o iTunes.

    Os episódios de MLP não estão sendo vendidos em todas as edições da loja do iTunes (a brasileira naturalmente não tem, e é assim com vários outros países, da Austrália a Singapura). Ou seja, através dos meios normais, não é possível baixar os episódios legalmente por meios normais (só se você fizer aquele contorno de ter contas internacionais e burlar a DRM) aqui no Brasil, por exemplo.

    Por sinal, aí entra outro problema dos episódios baixados pela loja do iTunes: DRM. iTunes não é uma forma de distribuição digital ideal, ainda mais pra uma série que se tornou tão universal.

    Há ainda um terceiro problema: os arquivos que o iTunes disponibiliza. Eles são em 720p (HD, e não Full-HD) e estão com as cores mais “apagadas”. Uma das coisas que o PonyArchive fazia era providenciar episódios em 1080p com correção de cor, pra restaurar a coloração original (como ele é transmitido na HUB).

    Ou seja, o PonyArchive acabava sendo um serviço complementar. Havia gente que, mesmo com o PA, baixava no iTunes, por já ter a plataforma, por gostar da comodidade de colocar no iPad direto da loja do iTunes e tal.
    Mas e pra quem não pode? Só havia duas alternativas: Youtube e Ponyarchive.

    Sobre os DVDs, eu acho um pouco de precipitação (eu ia dizer “prepotência”, mas a série é deles, afinal) da Hasbro em querer derrubar meios de distrubuição alternativos com a justificativa de que isso vai prejudicar as vendas em DVD/BD. Na verdade, é a própria Hasbro que está fazendo isso, quando foi divulgado que, por enquanto, não havia intenção de lançar boxes “Season x for collectors”, como acontece com outras séries; eles preferiram continuar tratando como uma série puramente infantil, e vender DVDs com alguns episódios, pra que os pais possam comprar como uma distração rápida pra seus filhihos. SE a vendagem inicial for boa, aí eles pensariam em lançar boxes de temporada apropriados.

    Eu sei que o Ponyarchive estava “errado” desde o começo, perante a lei, e que eles tomaram a pior reação possível, que foi responder debochando dos advogados da Hasbro.
    …Mas a Hasbro também fez uma manobra quase suicida. Ela abriu precedente pra poder fechar qualquer outro portal do fandom, o que inclui o EquestriaBR, o EquestriaDaily, o DerpyNews e todos os outros que “usam a imagem de propriedade da Hasbro sem autorização expressa”.
    E ela corre o risco de fechar a única forma de distribuição à qual vários bronies tinham acesso (ok, os torrents e sites alternativos ainda existem, mas vocês entenderam o drama).

    Enfim… a situação é complicada. Sei que o povo do Ponyarchive não é inocente, mas a Hasbro também não anda sendo muito adepta do “love and tolerate”.

    • Petra 15 de dezembro de 2011 às 3:13 PM #

      Feral, até onde eu sei, é possível fazer conta na iTunes americana, não? Conheço gente que inclusive fez, mesmo morando no Brasil O.o

      Quanto as cores, eu li no Equestria Daily, no mesmo link pra notícia sobre o Pony Archive e a intimação, que o problema das cores já tinha sido resolvido nos episódios do iTunes, por isso nem comentei na redação do post.

      No mais… como direi…

      Não sei se posso chamar a atitude da Hasbro de “suicida”. Uma vez que, ao que parece, os bronies mal consomem os brinquedos oficiais, não muda muito o fato da série ser ou não conhecida por outros meios de divulgação. Por outro lado, acho que seria mais interessante eles se manterem abertos a esses canais de divulgação e criarem linhas de consumo alternativas pra esse público mais velho. Mas a Hasbro nunca teve que lidar com isso no que diz respeito a My Little Pony, fãs mais velhos (e homens), exigindo colecionáveis diferenciados e espalhando links na internet deve ser novidade pra eles… não é a toa que não estão sabendo como lidar, hora sendo “bonzinhos”, hora querendo ser rígidos.

      Só quero ver no que isso vai dar.

      • Feral (@Feralblade) 15 de dezembro de 2011 às 3:24 PM #

        Criar a conta americana no iTunes já é, na teoria, uma medida não-natural. É uma gambiarra conhecida nossa (a quantidade de contas de brasileiros na PSN americana usando endereços falsos não tá no gibi), mas em muitos casos (especialmente nesses casos dos endereços “alternativos”) elas são ilegais por definição.

        Sem contar que o iTunes é bem burocrático, e ainda tem o problema da DRM…

        E quanto aos adultos comprando os produtos, olha… Aqui no Brasil realmenteva coisa não anda muito forte (até porque poucos dos brinquedos chegam aqui), mas lá fora tem cada vez mais bronies adultos comprando quase uma linha inteira por causa de MLP. A quantidade de “fotos de quartos MLP” que aparecem por aí anda crescendo. E quanto mais gente assistindo, mais chances de aparecer gente assim (talvez não gente que compre um quarto inteiro de MLP, mas que compre algumas miniaturas pra enfeitar a mesa — coisa que eu faço).

        Mas essa é basicamente a primeira vez em que a Hasbro resolve estalar o chicote e barrar os bronies. Se não acabar saindo uma solução diplomática, ou ao menos uma explicação mais “calma” da Hasbro, a coisa tem a possibilidade de ficar mais feia…

        Que Faust nos proteja.

  4. Feral (@Feralblade) 15 de dezembro de 2011 às 3:05 PM #

    Ah, e outro detalhe: não é porque alguém baixa no Ponyarchive que vai deixar de comprar os DVDs. Ironicamente, alguns dos maiores interessados nos DVDs e Blu-Rays da série eram justamente os que baixaram tudo no “mercado cinza” e agora querem uma maneira decente de poderem retribuir, comprando material oficial da Hasbro.

    ….Até porque todos sabemos que quando a gente compra no iTunes, a gente não tá dando quase nada daquilo pra a Hasbro, no final das contas.

  5. Holygriever 15 de dezembro de 2011 às 7:34 PM #

    Bem, como já disseram tudo o que eu poderia dizer aqui, só me resta uma emenda: DVDs? Peloamor, essa série IMPLORA pra ser vista ao menos em HD.

  6. arthur025 16 de dezembro de 2011 às 10:13 PM #

    não sei no lado de quem eu fico, sei q é uma puta falta de sacanagem, ja q a Hasbro vai faser Blu-Rays(ou DVD’s sei la ‘-‘) com os episódio e eles estão distribuindo, mas enquanto isos temos o site para baixarmos, sem contar q em uma pequena parte isso ajuda a Hasbro… to carfuso agora e.e

Trackbacks/Pingbacks

  1. PonyArchive Se Revolta « - 20 de dezembro de 2011

    […] acompanhando os densenrolares da ameaça ao fechamento do PonyArchive, os admnistradores do site pelo jeito resolveram se revoltar de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: