Meninas Fãs de MLP: FiM — Pegasisters ou Bronies? [ARTIGO]

9 dez


Dear Princess Celestia

Recentemente alguém do fandom internacional me falou algo que me incomodou.

E me pôs pra pensar.

Em um dos comentários que deixei no Equestria Daily, recebi a seguinte resposta:

“PS, eu (e muitos outros) não gosto do termo pegasister, pois isso é voltar a estereótipos de gênero, diferença entre homens e mulheres, etc. Bronies deviam ser um termo de gênero comum, e designar todos os fãs do show”.

(Pegasisters, para quem não sabe, é em muitos lugares como as fãs de MLP: FiM se designam; contração de “pegasi” (plural de pégaso) + “sisters” (amigas, irmãs).”

Well, well… que dizer? 

Confesso que de cara, minha tendência foi concordar. Legal a preocupação com estereótipos baseados em gênero. E de certa forma, também não me importo ou fico ofendida se for chamada de brony.

No entanto, ao pensar melhor…  como dizer que uma palavra como “brony” deveria ser de gênero comum, se vem da contração da palavra “bros” (caras) + “ponies” (pôneis)”? Conversando com minha amiga Nuna, a primeira pessoa que me falou de MLP: FiM, lembro dela falando “não acho que tenha haver me chamar de ‘brony’, porque não sou um ‘bro’, não sou um cara.”

Em alguns casos, temos palavras específicas pra homens e mulheres, e em inglês esses termos são ainda mais diferentes entre si: brothers / sisters (irmão e irmã), aunt / uncle (tia e tio), father / mother (mãe e pai).

Pela minha lógica, se desejam que uma palavra designe os fãs por igual, deveria ser alguma palavra neutra e de gênero comum (como “trekker”, “excer” ou “lostie” (pra citar os fãs de Star trek, X-Files e Lost), e não uma contração de outra palavra que já é de gênero masculino. Quantos bronies concordariam se eu dissesse que a palavra para chamar todos os fãs de MLP: FiM deveria ser  “pegasister”? 

No fundo, isso não tem a conotação de que um adjetivo masculino é menos ofensivo que um adjetivo feminino? Faz me lembrar das palavras de Lauren Faust em sua entrevista pro Equestria Daily:

 “(…)A divisão entre os sexos pode ser cada vez menor… mas a diferença, em minha opinião, ainda é grande. Se você olhar ao seu redor, as pessoas ainda insultam meninos comparando-os com meninas (“mais rápido, Mulherzinha!”) e elogiam meninas, comparando-as aos meninos (“uau, você desenha tão bem quanto qualquer cara!” – para citar o que alguém uma vez me disse quando eu era estudante). “

Sei que muita gente não está interessada nesse tipo de tema quando o assunto é MLP: FiM, mas acho inevitável recair nessas questões quando falamos de um fandom cuja principal característica é estar conquistando público de um gênero (assim como idade) além do planejado. 

(Artigo por Petra L.)

3 Respostas to “Meninas Fãs de MLP: FiM — Pegasisters ou Bronies? [ARTIGO]”

  1. Guilherme Leocádio (@GuiLeocadio) 9 de dezembro de 2011 às 2:56 PM #

    Pegasister tambem pode encomodar pelo fato do “Pegasus” vai que uma menina nem gosta de ser uma pegasus? (unicórnio anyone? xD)

    Mas tambem acho que deve ser algo neutro pois meninas não são bro :B

    • Petra 9 de dezembro de 2011 às 3:03 PM #

      Bem, eu mesma preferia ser unicorn XD Mas não é algo que mexa com sua sexualidade, concorda? Afinal, unicórnios e pégasos são animais míticos. Não é como chamar uma menina de homem ou um homem de mulher.

      Eu acho que homens e mulheres tem diferenças sim, e elas devem ser respeitadas (claro que todos são iguais no sentido de “seres humanos”).

Trackbacks/Pingbacks

  1. Revista Época Publica Matéria Sobre Bronies « - 17 de fevereiro de 2012

    […] já que eu era mulher” (toda vez que penso nisso, lembro do americano que falou que não deveria haver distinção entre pegasisters e bronies e confesso que tenho vontade de rir pela ironia da […]

Deixe um comentário